Como Ser o Líder Que Seus Vendedores Desejam?
Além de uma grande responsabilidade, ser líder também é uma grande honra, pois é uma posição que permite ao profissional desenvolver pessoas, estimulá-las, inspirá-las e motivá-las, e dessa forma, juntos, gerar resultados excepcionais para a equipe e para a empresa.
Quer saber como ser o líder que seus funcionários desejam?
Então, confira o artigo de hoje:
1. O Que é, Porque e Como Ser Líder?
O Que é um Líder?
Um líder é alguém que inspira outras pessoas, para que elas possam fazer muito mais por si mesmas do que se estivessem sozinhas.
Um líder deve levar um grupo de pessoas a um objetivo comum, para que todos possam se desenvolver como pessoas e como profissionais.
Porque Ser um Líder?
O mundo precisa de líderes, e isso incentiva muitas pessoas a se especializarem cada vez mais no campo da liderança.
Para ser um bom líder, você precisa estar aberto a tudo e não ter preconceitos, muito menos autoridade sem coerência. É necessário passar confiança para as pessoas que lidera, para que assim possam superar obstáculos.
Como Ser um Líder?
Para você que quer saber como ser o líder, saiba que ser líder significa saber como ter liderança. É ser muito mais que um bom profissional.
Você precisa parecer um líder, ser confiante e ganhar o respeito de outras pessoas. Você precisa melhorar o comportamento, a comunicação e, principalmente, saber como lidar com sua produtividade se realmente quiser ser um líder.
2. Inspire, Motive e Engaje Sua Equipe
Quando se fala em inspirar, motivar e engajar profissionais e investir em capital humano, é importante lembrar que isso é essencial para empresas de todos os portes e segmentos.
Pessoas que realmente vestem a camisa da empresa são fundamentais para pequenas empresas e startups, pois essa será a equipe responsável por todo o sucesso do trabalho feito, contato direto com os clientes, entre outros. Por isso é importante:
- Ser um exemplo;
- Ser neutro;
- Trazer segurança para a equipe;
- Investir no bom relacionamento da equipe;
- Ajudar no Desenvolvimento profissional de cada vendedor.
3. Gere Resultados
O líder deve assumir seu papel e tentar resolver os obstáculos que sua equipe pode encontrar pela frente, e com isso, gerar melhores resultados.
Quando um gestor toma iniciativa, ele abre novas formas e permite que os membros de sua equipe sejam bem-sucedidos. Por isso:
- Faça acontecer;
- Seja proativo;
- Solucione problemas.
4. Comunique-se Claramente
Se reunir regularmente com sua equipe e oferecer um feedback sobre atividades em andamento e o desenvolvimento dos profissionais na empresa, é uma ótima forma de garantir que todo o processo continue alinhado com o ritmo de produção. Para isso:
- Exponha suas expectativas;
- Dê um feedback;
- Tente ser ouvido sem gritar;
- Faça perguntas e peça conselhos.
5. Desenvolva as Pessoas da Sua Equipe
Para saber como ser o líder, também é preciso saber que desenvolver as pessoas da sua equipe garante o crescimento da empresa, proporcionando uma base sólida de capital intelectual, que é um dos aspectos que mais impactam no valor da organização.
Além disso, esse tipo de política voltada para o desenvolvimento de funcionários gera efeitos positivos na cultura organizacional, tornando-se um bom diferencial do mercado. Sendo assim, é importante:
- Desafiar sua equipe a pensar;
- Ensinar e treinar sua equipe;
- Aproveitar os talentos da sua equipe;
- Ter feeling para formar uma boa equipe;
- Atrair, desenvolver e reter seus talentos.
6. Seja Responsável Com Sua Equipe
Quer saber como ser o líder?
Então saiba que líderes de sucesso permitem que todos cobrem uns aos outros. Isso não significa que eles permitam um tipo de controle, mas fornecem proatividade para a equipe.
Agir e ser responsável com as obrigações diante dos outros, é um sinal de que o líder também pensa nos resultados da equipe.
7. Crie Positividade no Ambiente de Trabalho
Muitos querem saber como ser o líder, mas muitos deles intimidam seus funcionários pelo nome, título e autoridade somente ao entrarem uma sala. No entanto, líderes mais bem-sucedidos encorajam outros a expressarem assuas opiniões.
Incentivar a equipe é um papel essencial na criação de um ambiente de positividade, na qual todos tem confiança para expressar seus pontos de vista.
Sucesso!
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Lázaro Contreras – Consultor e Palestrante especialista em Vendas e Negociação de Alta Performance. Atua com vendas e liderança a mais de 20 anos.
Atualmente viaja o Brasil e exterior ajudando empresários e gestores através de Consultorias Personalizadas para direcionamento em melhores práticas e estratégias de negócio, além de Ministrar Palestras e Treinamentos para desenvolvimento de equipes comerciais para aumentarem a performance de suas vendas. (ver depoimentos).
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