Loja Física ou E-Commerce: qual devo abrir?
Conheça as vantagens e desvantagens entre uma loja física ou e-commerce e decida qual é a melhor opção para o seu negócio próprio!
Loja física ou e-commerce? Qual é a melhor alternativa para o meu negócio?
Se você chegou até esse artigo, é porque na sua lista de resoluções para esse ano novo você quer mudanças na sua vida. Principalmente na sua vida profissional. E agora, está em dúvida entre expandir sua empresa ou começar um negócio online.
Entrar no mundo digital pode gerar muitas dúvidas para o empreendedor. Pois, fazer vendas online, não é só criar um site e colocar os seus produtos amostra; existe todo um caminho pelo qual o lead (é assim que são chamados os seus possíveis clientes online) precisa percorrer até fazer a compra. Isso, se você busca um relacionamento mais duradouro com esse cliente e fazer com que ele volte sempre para a sua loja online.
Saiba mais: As 10 melhores estratégias de Marketing Digital
Mas, antes de tudo…o que é um e-commerce?
O e-commerce, ou comércio eletrônico, é o tipo de negociação onde as transações monetárias são feitas no ambiente online. Ou seja, através de dispositivos eletrônicos (computadores, celulares, etc); é através dessas plataforma que a venda e o atendimento ao cliente acontecem.
Além disso, um e-commerce utiliza de vários canais de comunicação para a divulgação de sua loja virtual. Por isso, as estratégias de Inbound Marketing são essenciais para que o seu site se encontre nos primeiros lugares nas buscas do Google.
Leia mais: Inbound Marketing: como atrair pessoas para o seu site
Loja física ou e-commerce?
Existem várias vantagens e desvantagens entre ambos os modelos de negócio. Mas, só você irá saber qual é o melhor para sua empresa!
E-commerce
Um dos maiores benefícios do e-commerce é a flexibilidade desse modelo de negócio, já que você pode trabalhar na sua própria casa. Além do mais, sua loja virtual fica “aberta” todos os dias da semana, sem custos extras como pagamento de funcionários, aluguel, entre outros gastos com a loja física.
O custo também é outro fator que pesa bastante na hora da decisão entre uma loja física ou e-commerce; uma loja online presenta custos como o preço da hospedagem do site, registro do domínio, etc.
Por outro lado, você terá que lidar com a vasta concorrência que você encontrará na internet. É nessas horas que um investimento em Marketing Digital é tão importante. Busque ajuda para otimizar seu site ou blog, e assim melhorar a visibilidade e fortalecer a sua marca no mercado.
Leia também: Como usar o Marketing Digital no varejo
Como você não tem um contato direto com o seu cliente durante a compra, é bom fazer um bom pós-venda. Pois, investir nessa prática é uma maneira agradar o seu cliente, já que mostra que a satisfação dele é importante para a empresa. Dessa forma, você consegue estabelecer um elo com o seu cliente, fazendo dele um seguidor fiel da sua marca.
Saiba mais: Por que é importante fazer Pós-Venda?
Os problemas técnicos também é outro problema que você pode enfrentar com uma loja virtual. Quando o seu site sai do ar, as vendas são interrompidas e não há nada que possa ser feito, a não ser esperar que os problemas sejam resolvidos.
Loja física
Apesar de muitas pessoas optarem por fazer compras online, ainda existem aquelas que vão até uma loja física. Pois, elas se sentem inseguras ao comprar algo online; isso, justamente por não poder provar, sentir ou experimentar o que estão comprando.
Por este motivo, a troca também é uma outra vantagem da loja física: se o consumidor não gostou ou ficou insatisfeito com o que comprou, o processo é bem mais fácil; ele já pode sair da loja com o produto em mãos.
Muitos clientes também não se sentem tão seguros para informar seus dados pessoais ou bancários, número do cartão de crédito, etc. Fazendo com que eles desistam da compra online e retirando o produto na loja pessoalmente.
Leia também: Site ou Blog: qual é o melhor para a sua empresa?
Além disso, para os clientes ansiosos, esperar o produto chegar pode ser uma tortura; para esses consumidores é melhor ir direto para a loja e comprar aquilo que precisam. A entrega também é outro fator com o qual você não precisa se preocupar com uma loja física.
E se o produto demora ou vem com algum defeito, isso vai fazer com que o consumidor se decepcione com o seu serviço e procure o seu concorrente. Durante a compra, já é possível ver se o produto possui algum problema e trocar por outro.
Por que não optar pelos dois?
Atualmente, com a internet no dia-a-dia das pessoas, se você não está online, seu negócio praticamente não existe. Então, não ter nenhuma presença digital prejudica o seu negócio, já que você perde muitas oportunidades de venda.
Se você busca maior visibilidade, aumento de vendas, mais engajamento com a sua marca, mas sem gastar muito, abrir um e-commerce é uma ótima alternativa.
Leia também: Como aumentar as vendas da sua loja: 4 dicas infalíveis
Porém, para alguns clientes, só uma loja virtual não será o suficiente; eles vão querer te conhecer pessoalmente. Logo, optar pelos dois modelos pode ser uma ótima ideia.
Seja para uma loja física ou online, lembre-se que ambos precisam de um planejamento. Não comece nada sem antes estar preparado para os desafios que você irá enfrentar.
Sucesso!