Como Colocar Uma Estratégia De Marketing Digital No Ar?
Para que o seu negócio se destaque online, é preciso muito planejamento e dedicação. Confira agora algumas dicas de como colocar uma estratégia de Marketing Digital no ar!
Será que é fácil colocar uma estratégia de Marketing Digital no ar? Muito se fala sobre Marketing Digital e os benefícios que ele pode trazer para os negócios.
Se antigamente era necessário chamar atenção das pessoas através de comerciais na televisão ou outdoors, hoje, nada faz com que esses possíveis clientes desviem sua atenção de seus celulares.
Por isso, é indispensável ter uma boa presença digital; além das novas oportunidades de negócio, você pode construir uma boa reputação para sua marca.
Porém, para que sua estratégia de Marketing Digital seja efetiva, é preciso que ele esteja alinhado com outras as outras estratégias de Marketing. E tudo isso precisa ser planejado com muito cuidado, para que o seu investimento não seja desperdiçado.
Saiba mais: As 10 melhores estratégias de Marketing Digital
Além disso, para os clientes, mais importante do que o discurso de uma empresa nas redes sociais, são as atitudes no mundo real; as promoções, políticas e ações que são promovidas pelos meios de comunicação devem se estender para o mundo real.
Ficou curioso para saber mais?
Agora, continue lendo o post para saber como colocar um estratégia de Marketing Digital no ar!
O que é uma estratégia?
Antes de apresentar o passo a passo de como colocar uma estratégia de Marketing Digital no ar, é interessante que você saiba o conceito de estratégia. Assim, fica mais claro qual é a importância dela para o sucesso do seu negócio.
A palavra estratégia é um termo militar que significa coordenar ações (militares, políticas ou econômicas) implicadas na condução de um conflito. Portanto, no âmbito empresarial, estratégia é algo a ser adotado para o alcance dos objetivos de uma empresa.
Para qualquer objetivo que você tenha, é preciso existir uma estratégia; ela será o caminho que você deve seguir para chegar onde você quer. Cada estratégia possui um conjunto de ações ou táticas, que juntas visam atingir um certo objetivo.
É fundamental levar em conta coisas como valores e crenças da sua empresa antes de começar a planejar as suas estratégias e ações. Já que estas atitudes determinam a cara da sua empresa.
Sem uma estratégia clara, fica mais difícil de alcançar os seus objetivos e analisar quais ações estão sendo efetivas.
Como colocar uma estratégia de Marketing Digital no ar?
Então, confira agora essa checklist para começar a colocar as suas estratégias fora do papel!
1. Planeje antes de tudo!
Um empreendedor de sucesso, não só conhece muito bem o seu negócio, mas também sabe que sem planejar sua empresa não vai para frente.
Por isso, antes de implementar qualquer nova ideia, é preciso montar um planejamento. É nesse documento, que estarão todas as informações necessárias para colocar uma estratégia de Marketing Digital no ar; lembre-se de dedicar um tempo para pesquisar informações sobre o seu público-alvo.
Por exemplo: quais são as mídias sociais que eles mais utilizam, se eles preferem vídeos, se costumam compartilhar postagens, etc.
Outro aspecto importante, quando falamos de Marketing Digital, é a criação de uma persona.
Esse será o seu cliente perfeito!
Ele é criado de acordo com os seus clientes reais. Dessa forma, as suas ações devem ser feitas baseadas de acordo com as preferências dele.
Leia mais: Você sabe quem é a Persona do seu negócio?
Lembre-se que o seu planejamento deve ser claro e objetivo; qualquer pessoa que pegar esse documento deve ser capaz de saber quais são suas estratégias e objetivos. Essa é uma forma de facilitar a comunicação entre vocês e seus funcionários. E também, deixar ele por dentro dos planos para sua empresa.
2. Invista em um conteúdo interessante e otimizado
Uma das formas mais em conta de se alcançar resultados positivos com o Marketing Digital, é através da produção de conteúdo relevante.
Esse conteúdo servirá, principalmente, para aumentar a sua autoridade na sua área de atuação e educar o seu público, podendo até fazer de você um especialista no assunto.
Você pode investir na produção de conteúdos como:
- artigos;
- ebooks;
- podcasts;
- vídeos;
- infográficos;
- posts nas redes sociais;
É importante lembrar que os conteúdos devem ser úteis para a sua persona. Dessa forma, ela continuará buscando o seu canal para mais informações.
Além da relevância, é importante pensar na qualidade do conteúdo feito. Pois, quanto melhor e mais otimizado esse material, mais chances ele possui de atingir as primeiras posições em sites de busca.
Por isso, é preciso ficar atendo as técnicas de SEO, que são um conjunto de otimizações que precisam ser feitos na sua página.
Leia mais: 6 Passos Para Seu Site Aparecer No Topo Das Buscas Do Google
Você pode utilizar essas técnicas não só no seu conteúdo, mas também na sua Home e na sua landing page. Lembre-se que essas páginas tem como objetivo cativar seu visitante e transformá-lo em um cliente.
3. Tudo ao seu tempo…
Apesar de ser mais em conta e mais vantajoso quando comparado com outros tipos de mídia offline, o Marketing Digital pode levar mais tempo para trazer retorno financeiro.
Os resultados não será instantâneos, como muitos pensam; para haver um bom retorno, são necessários alguns meses de dedicação.
Cada estratégia pode ter um prazo para apresentar resultados. Por isso, esperar que todas as suas estratégias apresentem resultados positivos de imediato, pode levar a frustração e até a desistência do planejamento.
5. Esteja sempre atento
Depois que um estratégia de Marketing digital for para o ar, é importante estar sempre perto e acompanhado seu desenvolvimento. Dessa forma, você pode ir adaptando as estratégias que não estão dando certo ou acrescentar novas ações se for necessário.
É fundamental saber como anda o engajamento de seus clientes; eles estão comentando ou compartilhando o seu conteúdo? Se não, pesquise mais sobre a sua persona e quais são os tipos de conteúdo que eles estão consumindo.
Quanto mais o seu público estiver engajado com as suas produções melhor a sua reputação online. Melhorando, também, o seu posicionamento na busca orgânica do Google.
Sucesso!