As 10 melhores estratégias de Marketing Digital
Confira agora as estratégias que, apesar de pequenas, fazem uma diferença muito grande para o seu negócio
Atualmente, existem várias estratégias de Marketing Digital que podem parecer pequenas a primeira vista. Porém, quando aplicadas da forma correta, fazem toda diferença.
Com as empresas transformando as suas empresas físicas em negócios online e novos empreendedores encontrando espaço na internet para começar a vender, a concorrência aumentou muito.
Esse aumento é possível de ser observado pela quantidade de anúncios diário nas redes sociais; você reparou por quantos anúncios você se deparou hoje?
Pois é, são muitos!
Além disso, todos bem segmentados, afinal, os anúncio que chegam até você, provavelmente estão de acordo com as suas preferências, certo? Isso se deve a uma série de estratégia que quando bem implementadas, só trazem benefícios para o seu negócio.
As dez melhores estratégias de Marketing Digital
1. Inbound Marketing
Aproximar, conquistar e engajar o público-alvo; esses são os principais objetivos do Inbound Marketing. É possível resumir essa estratégia em uma série de ações que tem como foco aumentar o tráfego do seu site ou blog.
Na tentativa de construir um relacionamento mais duradouro com os clientes, os seus canais de comunicação devem ser um espaço de comunicação aberto entre a marca e os consumidores. Dessa forma, você conseguirá construir um espaço de confiança onde os seus possíveis clientes poderão encontrar soluções para os seus problemas.
Um dos principais benefícios do Inbound Marketing é o alcance da sua mensagem. Pesquisas mostram que o alcance de uma empresa que investem na produção de conteúdo relevante, chega a ser até 2x maior do que as outras que não fazem esse investimento.
Leia mais: Inbound Marketing: como atrair pessoas para o seu site
2. Call-to-Action (CTA)
Call-to-action, em português chamada-para-ação, são links que levam o usuário para outras páginas da sua Landing Page ou anúncios. Esses links, costumam estar acompanhados por uma frase ou expressão que leva a pessoa realizar uma ação; eles servem como instruções para quem está acessando o seu site.
É importante que o CTA esteja em destaque na página, já que ele precisa chamar a atenção dos visitantes. Atuando, além disso, no processo de conversão do cliente, desde despertar a curiosidade, até o momento da compra.
3. Marketing de Conteúdo
A estratégia de Marketing de Conteúdo, como o próprio nome já diz, é a produção de conteúdo relevante para a sua persona. Quando você produz esse conteúdo, seja para o seu site, blog e redes sociais, você está ajudando o seu público com algum problema que eles tenham, servindo até como uma forma de educação.
Assim, conquistando a confiança dele aos poucos, até que ele esteja pronto para realizar a compra. Atualmente, é umas das melhores maneiras de engajar o seu público-alvo, fazendo com que ele se torne um fiel propagador do que você produz.
4. SEO (Search Engine Optimization)
Você já imaginou estar nas primeiras buscas do Google porém, sem pagar por isso? Então invista nas técnicas de otimização para motores de busca, tanto para o seu site quanto para o seu conteúdo.
Essas técnicas podem ser aplicadas tanto nas suas páginas, quanto no seu conteúdo.
Confira algumas dessas técnicas nesse post!
5. Mídias Sociais
A melhor forma de divulgar o seu conteúdo e manter um contato mais próximo com os seus cliente é através das mídias sociais. Além disso, você pode criar anúncios segmentados para divulgar a sua marca e fazer com que novos leads cheguem até você.
Ter uma página nas redes sociais mais usadas pela sua persona, é uma estratégia de Marketing Digital indispensável. Lembre-se de usar a palavra-chave do seu negócio nas suas redes sociais também. Assim, fica mais fácil das pessoas te encontrarem quando buscarem pelo que você vende.
6. Pop-ups
O pop-up é uma estratégia para manter a pessoa no seu site, facilitando a navegação deles. Podem ser considerados inconvenientes, por aparecerem nas horas erradas. Porém, eles são muito úteis, principalmente para apresentar o seu produto ou serviço para um novo usuário.
Se você ainda não entendeu o que eles, imagine que você está navegando em um site. De repente, uma janela se abre te oferecendo alguma coisa, ou te levando para outra parte do site. Esses são os pop-ups: eles podem ter diferentes formatos e podem ser configurados de acordo com as suas estratégias de Marketing Digital.
7. Remarketing
O Remarketing é uma das funções do Google AdWords, que é o principal serviço de publicidade do Google. Ao visitar o seu site, esse usuário é marcado por um Cookie, que fica gravado em seu computador. A partir deste momento, vários anúncios em display irão aparecer para ele, mas, só naqueles sites que tiverem anúncios do Google.
Não só o Google possui essa ferramenta, Facebook também oferece o Remarketing. Porém, na rede social, essa estratégia recebe o nome de Pixel.
O remarketing é uma ótima estratégia para a divulgação de um novo produto por exemplo, podendo converter até aqueles leads que não estão prontos para realizar a compra.
8. Blog
Um blog é uma das formas mais fáceis de se alcançar as primeiras posições do Google. Segundo a Content Trends 2018, os blogs são a segunda estratégia mais utilizada no Marketing de Conteúdo.
Investir em um blog é uma ótima opção para quem quer converter mais leads e gerar novas oportunidades de negócio. Além do mais, essa é uma plataforma que permite a postagem de conteúdos escritos e audiovisuais.
9. Mídia Display
Além dos anúncios segmentados, existe uma forma de “panfletar” online que se chama Mídia Display. Essa estratégia é uma forma de oferecer o que você vende para o público que foi marcado pelos Cookies do Google ou pelo Pixel do Facebook.
Esses anúncios podem aparecer em forma de banners, vídeo, entre outras formas de publicidade.
10. Email Marketing
Essa estratégia consiste na comunicação entre a sua empresa e o lead. Através de uma sequência de emails, que são segmentados de acordo com o contato, é possível manter os leads informados e engajados com o seu conteúdo.
Como definir uma estratégia de Marketing Digital
É fundamental que antes de colocar um nova ideia em prática, você faça um planejamento. Logo, comece estudando o mercado; faça uma análise da própria empresa, dos seus concorrentes (é sempre bom estar de olho no que eles estão fazendo!) e do seu público-alvo (no Marketing Digital é mais recomendado a criação de uma persona – sabia como fazer uma aqui).
Depois que você tiver todos os dados organizados e analisados, é hora de estabelecer as suas metas. A estratégia é o caminho a ser seguido para alcançar o objetivo. Sem um objetivo definido, montar estratégias, se mostra sem sentido; é como navegar um barco sem rumo.
Já definidos os objetivos, você precisará definir um orçamento. Esse orçamento deve incluir não só os investimentos em campanhas, mas também, o pagamento da sua equipe de marketing ou a agência que você contratou.
Para finalizar, selecione qual o melhor canal para se comunicar com os seus clientes. Acima de tudo, as estratégia de Marketing Digital são feitas para melhorar a sua comunicação com o consumidor. Pois, o Marketing Digital é isso: criar laços duradouros com as pessoas, a venda será uma das muitas consequências desse trabalho.
Sucesso!