Como montar um plano de Marketing Digital?
Saiba mais sobre o que é e quais são os benefícios para o seu negócio
Um bom plano de Marketing Digital é fundamental para dar mais destaque para sua empresa, pois essa é uma ferramenta que irá te ajudar a entender o mercado e suas constantes mudanças.
Não importa qual é o tamanho do seu negócio; se você acabou de começar seu negócio próprio e precisa promover a sua marca; ou se você já está na área algum tempo, mas quer melhorar seu posicionamento no mercado. Investir em um plano de marketing é a melhor forma de alcançar esses objetivos.
Além disso, um plano de Marketing Digital também irá melhorar tanto a comunicação interna, pois você deixa a sua equipe a par dos seus planos e objetivos (essa é uma forma de deixá-los mais motivados também). E também sua comunicação com o seu consumidor, já que você passa a conhecê-lo melhor.
O que é um plano de Marketing Digital?
O plano de Marketing Digital é um documento onde todas as informações importantes sobre a sua empresa estão. Nele, você mostra quais são as ações que o setor de marketing deverá executar no âmbito online. Esse documento deve ser conciso porém, também deve deixar claro quais são as metas que precisam ser alcançadas.
Além disso, esse plano serve para que você construa um caminho para alcançar os seus objetivos. Sejam eles a divulgação da sua marca, lançamento de algum produto ou só reforçar a sua imagem na mente dos consumidores.
É importante lembrar: esse planejamento deve levar em consideração todos os aspectos do seu negócio, inclusive os seus concorrentes. Assim, você descobre o que eles estão fazendo, para que você não copie conteúdo e nem faça as ações que não estão dando errado.
Por que fazer um plano de Marketing Digital?
Em primeiro lugar, planejar é o primeiro passo antes de tirar qualquer ideia do papel. Como o mundo digital é muito vasto, esse planejamento servirá como um guia para que o seu investimento não seja perdido.
Quando você possui um planejamento, é possível ter uma visão mais completa sobre a sua estratégia. Dessa forma, fica mais fácil visualizar quais são as ações que estão dando certo, podendo eliminar aquelas que não estão.
Uma outra vantagem do plano de Marketing Digital é a melhora da comunicação interna; deixando todos da equipe informados sobre as ações que serão tomadas.
Como montar um plano de Marketing Digital?
Além da parte do planejamento, existem 5 etapas básicas para montar um plano de Marketing Digital. Lembrando que você não precisa fazer tudo sozinho; busque ajuda de alguma agência ou profissional da área.
Faça uma análise do ambiente de marketing
Quais são os fatores internos e externos que podem afetar a sua empresa?
Esse primeiro passo no plano de Marketing Digital consiste em reunir todas as informações sobre o seu negócio. É preciso buscar quais são as possibilidades de negócio existentes para o seu produto ou serviço. E também, quais são suas fraquezas e forças. A partir desse momento, você poderá estabelecer quais são os objetivos a serem alcançados.
O ambiente interno é outro aspecto que precisa ser analisado: quais são os aspectos que são prejudiciais ao funcionamento da empresa?
Como por exemplo: funcionários desmotivados, baixa produção, falta de equipamentos, etc. Depois desta análise, você consegue ter uma visão melhor do que precisa ser melhorado nas suas estratégias.
Conheça o seu público
Você sabe qual é a persona do seu negócio?
Para quem ainda não leu o artigo no blog que explica o que é uma persona, esse é o seu cliente ideal. Esse personagem será o seu guia para criar um conteúdo que atenda sua necessidade.
Leia mais : Descubra como criar uma persona para o seu negócio!
Quando você conhece muito bem seu segmento, mais fácil fica de atender seus desejos, e mais importante do que isso, superar as expectativas do seu cliente.
É preciso também qual é a demanda do seu produto ou serviço e como ele é consumido pelo seu cliente. Assim, fica mais fácil de enxergar novas oportunidades de negócio.
Para descobrir mais sobre o seu cliente, você pode tanto fazer uma pesquisa rápida durante a compra como depois, no pós-venda. Não tenha medo ou vergonha de perguntar; mas pergunte primeiro se ele está disposto a responder algumas perguntas.
Estude seus concorrentes
O que seus concorrentes estão fazendo que está dando certo?
Caso eles estejam vendendo mais do que você, pode ser por várias outras razões além de um preço mais baixo; é necessário saber o que eles estão fazendo não para copiar suas estratégias, mas sim para fazer melhor.
Defina os objetivos
Onde você deseja chegar?
É importante saber onde você quer chegar, e também como você quer chegar lá. Se você deseja aumentar a visibilidade da sua marca, por exemplo, você precisa decidir quais são as ferramentas que você irá utilizar. É preciso combinar as estratégias on e offline para que elas sejam realmente efetivas.
Tenha tudo registrado
Como analisar o que deu certo?
É importante ter todos os dados registrados, não só para avaliar resultados positivos mas também para mensurar todos os gastos. Dessa forma ficará mais fácil de atualizar seu plano de Marketing Digital e reproduzir as ações que deram certo.
Sucesso!