Inbound Marketing: como atrair pessoas para o seu site
Saiba como atrair e conquistar clientes com o Inbound Marketing
O Inbound Marketing foi criado para atender os novos hábitos dos consumidores que foram surgindo devido a internet. Essa é uma das muitas estratégias de Marketing Digital que busca atrair leads qualificados para o seu site. Ou seja, pessoas que podem se tornar possíveis clientes.
Se antes, o consumidor não possuía controle sobre as informações que recebia, hoje, ele pode escolher tudo: desde o canal que recebe a informação, até em que formato receber. Logo, o Inbound Marketing surgiu justamente para direcionar as pessoas até o seu conteúdo.
Então, você quer aprender mais sobre esse conceito e saber quais são os benefícios para o seu negócio?
Continue lendo o artigo!
O que é Inbound Marketing?
Traduzido do inglês, Inbound Marketing significa “marketing de entrada”, porém, ficou conhecido por aqui como Marketing de Atração. Esse tipo de marketing consiste em um conjunto de ações que é baseado na criação de conteúdo direcionado a um certo público-alvo.
Além de atrair esse público para o seu site ou blog, com o Inbound Marketing você também irá ganhar o interesse das pessoas. Assim, melhorando a comunicação com esse potencial cliente e estabelecendo um relacionamento mais duradouro com ele.
A partir do momento em que esse cliente chega ao seu conteúdo, todo um trabalho para manter uma relação com ele é feito. Todo esse conteúdo deve ser voltado não só para solucionar os problemas desse lead, mas também, para educá-los sobre o segmento da sua empresa. Dessa forma, você pode se tornar uma grande referência no assunto.
Quais são os principais benefícios dessa estratégia?
Além de trazer possíveis clientes para o seu site, o Inbound Marketing, ainda possui várias outras vantagens em relação Outbound Marketing. Onde, ao invés de atrair as pessoas até o seu conteúdo, você anuncia o seu negócio para uma grande quantidade de pessoas. Dessa maneira, atingindo pessoas que não estão interessadas ou não precisam do que você vende.
Ainda, quando comparado com o Outbound Marketing, o Inbound Marketing pode sair até 62% mais barato.
Além do menor investimento, que por si só já é bem atrativo, uma outra vantagem dessa estratégia é o alcance da mensagem. Não só a quantidade de pessoas atingidas por ela será maior; porém, a possibilidade dessas pessoas se tornarem um possível cliente é enorme.
Isso, se você estiver realmente comprometido em criar conteúdos relevantes.
De acordo com pesquisas realizadas pela Content Trends, os negócios que produzem grande quantidade de conteúdo, podem chegar a ter 4x mais visitas nos seus sites.
Outra vantagem que merece destaque é a aproximação com o cliente. Enquanto o Marketing Tradicional investe em mídias de comunicação unilateral, o Inbound irá promover a criação de um relacionamento entre a marca e o cliente.
Sua empresa deve estar muito presente na vida dos clientes. Essa presença se dá através das redes sociais e comentários abertos em posts e vídeos. Dessa forma, fica mais fácil de criar um laço de confiança com eles. Assim, fazendo com que eles fiquem cada vez mais sujeitos a receber sugestões suas. Isso também facilita e muito na hora da venda, já que o cliente não precisa ser tão convencido de que precisa do seu produto.
Já foi dito em outros artigos do blog, que uma grande vantagem do Marketing Digital é a possibilidade da mensuração dos dados em tempo real. Para saber se a sua estratégia de Inbound está dando certo é importante que você esteja sempre atento aos números; assim, você já pode ir fazendo otimizações de acordo com os resultados que vão chegando. Por isso, é preciso acompanhar, sempre, os números de perto.
Como fazer o Inbound Marketing?
O Inbound irá atuar em quatro etapas que consistem em: atrair, converter, relacionar e vender. Além disso, é importante que depois que o cliente passe por todas essas etapas, os dados sejam analisados para comprovar o retorno do seu investimento.
Então, você vai ver agora o que fazer em cada fase!
1. Atrair:
Toda estratégia de Inbound Marketing é construída em torno da atração de pessoas. Pois, somente elas podem fazer o seu negócio funcionar. Por mais que você possua clientes que são fiéis a sua marca, são os novos que farão os seus números crescerem.
Logo, as suas primeiras ações para fazer com que essa estratégia dê certo, devem girar em torno de criar um conteúdo que faça com que esses usuários venham até você por livre e espontânea vontade.
As ferramentas que são usadas para construção desse Marketing são principalmente:
- os blogs;
- o SEO;
- os anúncios pagos;
2. Converter:
Depois que você atraiu a pessoa para o seu conteúdo, é preciso fazer com que ela se torne uma oportunidade de venda (lead). Alguns elementos em uma página podem ajudar a converter esse usuário. Dessa forma, fazendo com que ele forneça dados que irão facilitar o processo de compra.
Pode-se dar destaque para:
3. Relacionar:
É preciso lembrar que nem todos esses leads estão no preparados para fazer uma compra. Portanto, é preciso criar um bom relacionamento com eles para que a oferta de venda não seja feita no momento errado.
O Lead Nurturing, é uma das melhores formas de manter esse relacionamento com os leads. Esse termo que em português significa Nutrição de Leads, não poderia ser mais correto; você está realmente alimentando os seus possíveis clientes com informações educativas e que podem ajudar eles no dia-a-dia.
4.Vender:
Depois que você construiu uma relação de confiança com os seus leads, é hora de fazer uma oferta e fechar a venda. Tente oferecer a melhor experiência de compra para eles; você pode até investir em um pós-venda.
O pós-venda é uma ótima forma de conseguir encantar o seu cliente, já que esse serviço mostra para o cliente que a satisfação dele é importante para a empresa. Dessa forma, fortalecendo a sua marca e transformando um cliente em promotor da sua marca.
Sucesso!