Você sabe quem é a Persona do seu negócio?
O que é Persona e porque ela é importante para o seu negócio
Não há mais dúvida de que o Marketing Digital é importante para o desenvolvimento do seu negócio. Mas, para que ele seja eficiente é preciso atingir o público certo. Isso, irá ajudar – e muito – na montagem de campanhas e produção de conteúdo. Por isso é fundamental que você tenha uma persona para o seu negócio.
Se você ainda não tem uma persona definida, continue lendo esse post e saiba como montar a sua.
O que é persona?
Uma persona nada mais é do que um perfil semi-fictício criado com base nos seus consumidores reais. Ou seja, ela é um personagem criado para melhorar a sua compreensão sobre o seu consumidor. A persona deve ser o seu cliente ideal e pode ter características próprias como:
- nome;
- idade;
- escolaridade;
- hobbies;
- preferências;
- crenças.
É a partir da definição da persona que será possível saber para onde direcionar os seus esforços. Então, fica mais fácil ajudar essa pessoa solucionar um possível problema, fazendo com que as suas tas suas táticas sejam muito mais eficazes.
Qual é a diferença entre público-alvo e persona?
Pode parecer a mesma coisa mas, não é: enquanto o seu público-alvo corresponde a um grupo de pessoas, esse personagem é uma pessoa específica desse público. O perfil do público-alvo será bem mais abrangente que o da persona que por sua vez, possui uma personalidade própria.
Por exemplo:
Exemplo de persona:
Exemplo de público-alvo:
- Gênero: mulheres
- Idade: entre 28 a 35 anos
- Escolaridade: graduação
- Hobbies: fazem algum tipo de esporte
Como criar um perfil para o seu negócio
Apesar de não ser uma pessoa de verdade, a sua persona não pode ser criada com achismos. Já que o objetivo principal da criação desse perfil, é conseguir atingir uma pessoa que realmente existe.
Para conseguir criar um perfil “de qualidade”, é necessária muita pesquisas. Essas pesquisas podem ser realizadas através de formulários e entrevistas que podem ser feitas com os seus clientes mais fiéis. Caso o seu negócio ainda esteja começando, é possível conseguir informações sobre a sua persona online.
Mas, de qualquer forma existe um passo-a-passo para que você chegue até esse cliente ideal.
Em primeiro lugar, é preciso coletar todas as informações, pois quanto mais dados sobre o seu público, mais completa será a esse perfil. Faça perguntas sobre:
- Quantos anos tem?
- Homem ou mulher?
- Qual é o estado civil?
- Qual o nível de escolaridade?
- Qual a sua ocupação? / Qual cargo ocupa na empresa?
Além das perguntas demográficas também é fundamental saber informações pessoais como: rotina, hobbies, principais responsabilidades, o que os motiva, entre outros.
Depois que você conseguir reunir todas as informações necessárias, é hora de organizar e analisar os dados. Nesse momento, é preciso levar em consideração as características em comum que essas pessoas apresentam. Assim, a sua produção de conteúdo fica mais precisa.
Por último, você irá estruturar essa persona. Crie um nome, idade, entre as outras principais informações. Tudo isso, baseado nas principais características que você encontrou no seu público.
Por que ter um personagem é importante?
Ter uma persona muito bem definida pode te ajudar a sua estratégia de Marketing Digital. Já que, a partir dessa definição é que todo o seu conteúdo, seja ele escrito ou em vídeo, será feito para sanar as dores desse personagem.
Sem esse personagem definido, é possível que você não consiga atingir o seu público por completo, ou até mesmo mostrar um anúncio sobre esportes para quem gosta de moda.
Por essa razão, é preciso fazer o trabalho de montagem dessa persona com muita atenção. Para que você tenha o retorno que está esperando e conseguir colher os resultados que você espera com suas estratégias de Marketing Digital.
Sucesso!