Marketing Digital: o que é, quais são os principais termos e vantagens
Saiba como aumentar as suas vendas e as outras muitas vantagens
O Marketing Digital começou a crescer a partir dos anos 90 com a popularização da internet. E teve um crescimento maior nos anos 2000 com a criação dos buscadores MSN e Yahoo.
Por isso, você já deve ter ouvido muito sobre Marketing Digital nos últimos anos, certo?
Mas, é claro!
Esse braço do Marketing vem crescendo exponencialmente, isso de acordo com um estudo inédito realizado pelo Digital Marketing Readiness. Esse estudo revelou que 80% das empresas brasileiras estão só começando a fazer Marketing Digital; 23% ainda estão no estágio inicial e 57% já no estágio emergente.
A pesquisa também mostrou que o Brasil é o país da América Latina que mais investe nesse tipo de Marketing. Ou seja, cada vez mais os empresários e empreendedores de diversos ramos, estão percebendo a importância de garantir uma presença online.
Então, se você é um desses 20% que ainda não começaram a investir nesse novo mundo, continue lendo o artigo e saiba mais sobre o que é Marketing Digital e quais são os seus principais benefícios.
O que é Marketing Digital?
É possível dizer que o Marketing Digital é uma série de ações online que objetivam a promoção de uma marca. Dessa forma, atraindo mais clientes, aumentando as vendas e consolidando a imagem de uma empresa.
E através de blogs, sites, redes sociais que qualquer tipo de marca, seja pessoal ou empresarial, pode-se promover e também, manter contato com o seu público-alvo.
Você sabia que o brasileiro passa em média 9 horas online?
Pois é! É muito tempo.
Agora imagina se a sua marca pudesse roubar pelo menos alguns minutos destas 9 horas diárias e fazer com que essa pessoa não só comprasse o seu produto, mas também, virasse um compartilhador dos seus conteúdos nas redes sociais.
É para isso que serve o Marketing Digital!
Com as diversas ações de Inbound Marketing, por exemplo, você pode fazer os usuários chegarem até o seu conteúdo de forma orgânica. Ou seja, sem que você tenha que pagar por isso.
Além disso, os resultados do Marketing Digital na sua empresa saem do digital: muitas pessoas, que preferem fazer suas compras fisicamente, usam a internet para buscar preços. Uma pesquisa que antes era feita pessoalmente, agora está a um clique de distância.
Alguns conceitos do Marketing Digital
Para que você consiga entrar nesse mundo, é preciso entender alguns termos básicos que irão aparecer pelo caminho. Dessa forma, você mesmo poderá fazer o Marketing Digital da sua empresa, nem que seja só o básico do básico!
Persona:
Saber quem é o seu público-alvo é fundamental para conseguir montar suas campanhas. Porém, ter uma persona faz com que você crie não só as campanhas, mas também, conteúdos que serão mais assertivos.
Uma persona nada mais é do que um perfil semi-fictício criado com base nos seus consumidores reais. Essa persona dever ser o seu cliente ideal e pode ter um nome, idade, escolaridade e hobbies.
É importante saber, também, qual é a mídia social mais utilizada pela sua persona; de nada adianta investir em vídeos para o YouTube, se ela assiste a vídeos direto na Instagram.
Funil de Vendas:
O Funil de Vendas é uma ferramenta que irá identificar o esforço feito e o resultado obtido. Logo, ele mostra a relação entre o que foi prospectado e o que teve algum retorno.
Essa ferramenta possui algumas etapas pelas quais o consumidor irá passar, desde a apresentação do produto, até a negociação.
Lead:
Esses são todas as suas oportunidades de fazer negócio. São todos aqueles que mostraram interesse no que você vende. Então, fazem um cadastro deixando as informações básica, porém, fundamentais para que você consiga continuar a alimentar esse lead com conteúdos relevantes.
SEO (Search Engine Optimization):
Quer fazer com que sua página principal ou seu blog apareça nas primeiras buscas do Google? Então, comece a investir nessas técnicas de SEO – leia esse artigo para saber quais são elas! -, elas irão ajudar a melhorar o seu ranqueamento nesse site de busca.
Inbound Marketing:
O Inbound Marketing é o mesmo que Marketing de atração, ou seja, fazer com que as pessoas encontrem o seu conteúdo. Praticar as regras de SEO, além de levar em conta os possíveis problemas e dores que a sua persona pode ter, é uma das forma de fazer com que o seu conteúdo seja encontrado.
Quais são as principais vantagens do Marketing Digital?
Além do aumento das vendas, investir em Marketing Digital traz vários benefícios para o seu negócio. Confira logo abaixo algumas delas:
Custo menor:
Quando comparado com as formas tradicionais de Marketing, o Marketing Digital acaba saindo bem mais em conta para o bolso do empreendedor. Já que oferce um ROI (retorno do investimento) bem maior.
Além disso, você não gasta dinheiro para atingir um público que não precisa ou não compraria o seu produto. Pois, é possível fazer anúncios segmentados para atingir diretamente a sua persona. Por essa razão, é preciso ter uma persona definida antes de começar a fazer os seus anúncios.
Cliente mais próximo da marca:
Antigamente, as empresas não tinham essa preocupação em estar mais próximos dos seus cliente; as propagandas eram mais voltadas para mostrar os benefícios do produto e quem precisasse, iria até a loja e comprava.
Mas, isso mudou de uns anos para cá: o aumento da competitividade, principalmente online, fez as marcas buscarem esse contato mais próximo com os clientes, visando estabelecer laços mais duradouros.
Facilidade na análise de dados:
Se antes da internet era quase impossível analisar dados precisos sobre o seu negócio, com o Marketing Digital, esses números se tornaram muito mais acessíveis.
Além de conseguir saber exatamente quantas pessoas entraram e saíram do seu site, também é possível analisar quais foram as páginas mais acessadas e quais foram os produtos que elas mais demonstraram interesse. Assim, possibilitando o descobrimento de novas tendências.
Outra vantagem de poder analisar os dados, é saber quais foram as campanhas mais eficientes. Dessa forma, podendo replicar esses resultados em outras campanhas, evitando falhas e um baixo retorno financeiro.
Uma das ferramentas utilizada para analisar os dados é o Google Analytics, contribuindo para que você faça a análise de todos os dados gerados pelas suas campanhas e do seus sites.
Maior segmentação:
Melhor do que conseguir mais clientes para o seu negócio, é conseguir os clientes certos; esses são aqueles que realmente se identificam com a sua marca e que serão fiéis ao seu produto.
O poder de segmentação do Marketing Digital é muito alto: é possível fazer campanhas para atingir exatamente a sua persona e conquistá-la de forma mais rápida.
A internet permite a implementação rápida da suas ações de Marketing Digital, porém tenha em mente que é quase impossível fazer todas sozinho. Por isso, pense em contratar uma agência que possa fazer a análise precisa das medidas mais adequadas para o seu negócio. Ou, se você possuir os recursos, monte a sua própria equipe!
Sucesso!