Site Ou Blog: Qual É O Melhor Para Sua Empresa?
Se você ainda não utiliza a internet para promover seu negócio, provavelmente está se perguntando por onde começar. A dúvida entre site ou blog pode ser bem cruel, mas não se preocupe; até o final desse artigo, você saberá qual é o melhor para a sua empresa.
Não estar online hoje em dia, é a mesma coisa que não existir, e isso já é uma realidade. Por mais que você invista em propagandas offline para divulgar seu negócio, a maioria das pessoas utiliza a internet para buscar informações sobre produtos e serviços.
Daí o motivo para ter um forte presença online. O Marketing Digital será seu maior aliado nesse desafio de alcançar as melhores posições na busca orgânica do Google.
Qual a diferença entre os dois?
Apesar de apresentarem características em comum – como por exemplo a divulgação de informações -, o site e o blog possuem propósitos diferentes.
Um site normalmente tem uma estrutura mais fixa, ou seja, depois de feito o projeto, poucas coisas serão alteradas. Por essa razão, ele não precisa ser atualizados com tanta frequência. Além disso, o site apresenta uma linguagem mais formal, com informações sobre a empresa (produtos, serviços, contatos, etc).
Já um blog possui uma estrutura menos estática, com atualizações constantes e também um conteúdo relevante. O blog é uma forma de se manter mais próximo dos clientes, pois nele você pode escrever qual é o seu posicionamento, apresentando um conteúdo mais opinativo, quais são as ações desenvolvidas dentro e fora da empresa, entre outros. A linguagem não precisa ser necessariamente formal; tudo vai depender do público para quem você está escrevendo.
Qual é o melhor: site ou blog?
A resposta dessa pergunta é muito relativa, já que escolher entre um site ou blog irá depender dos seus objetivos. Então, antes de tudo pense no que sua empresa está precisando no momento: mais visibilidade? Mais vendas?
Se você quer passar mais informações sobre o seu produto ou serviço, mostrar comentários de clientes satisfeitos, portfólios e catálogos, o site é a melhor opção para sua empresa.
Agora, se você quer investir na produção de conteúdo, manter seus clientes atualizados com as notícias da empresa e atrair mais pessoas para o seu negócio, um blog é uma boa escolha.
Ressaltando que somente criar um blog e qualquer conteúdo não é o suficiente para que sua empresa ganhe visibilidade online; você deve apostar em técnicas de SEO, que vão fazer seu site ou blog ganhar um bom ranqueamento nas buscas do Google.
Ter um site não impede que você também tenha um blog, muito pelo contrário. Muitos donos de negócios estão incorporando blogs aos seus sites para potencializar suas estratégias de marketing.
Caso você opte pelos dois, busque uma plataforma que possibilita a escolha de um site ou blog.
Sucesso!