6 Passos Para Seu Site Aparecer No Topo Das Buscas Do Google
Se você tem um site ou um blog, com certeza já deve ter se perguntado como aparecer no topo das buscas orgânicas do Google.
Para aqueles que ainda não estão familiarizados com o termo, busca orgânica é onde a maioria das pessoas buscam por informação. Ou seja, são os sites não pagos em motores de busca como o Google, por exemplo.
Por isso, seu objetivo ao montar um site para sua empresa, deve ser colocá-lo em uma das primeiras posições nessa busca. Já que a maioria das pessoas, normalmente, clicam nos primeiros resultados que aparecem na página. De acordo com uma pesquisa feita pela Hubspot, 90% dos cliques dos usuários são feitos só na primeira página dos resultados.
Mas como aparecer no topo das buscas?
A fim de melhorar o seu posicionamento nas buscas orgânicas do Google, você precisa seguir seis passos para deixar o seu site bem otimizado.
1 º Pense em uma boa palavra-chave
As palavras-chaves são o portal que vão ligar o seu cliente até seu site. Uma vez que você não se preocupa com isso ao montar sua página, seus clientes irão acabar indo para um concorrente.
Com o objetivo de aparecer no topo das buscas do Google, você precisa pensar em palavras-chaves que tenham a ver com o seu produto/serviço. E também com o que os seus consumidores normalmente buscam.
Quando você cria conteúdos para o seu site ou blog, é preciso saber que o que você está produzindo deve atender a necessidade do seu público-alvo. Ou seja, o que você faz irá ajudar essas pessoas com possíveis problemas que eles tenham.
Logo, a escolha da palavra-chave deve estar relacionada com o que eles estão procurando. Para saber quais sãos as palavras-chaves mais usadas na sua área de atuação, use o Google Trends. Essa ferramenta mostra quais são os termos mais buscados no momento, não só da sua região, mas também do mundo inteiro.
2 º Faça um conteúdo de qualidade
Quando você está escrevendo um texto é essencial levar em consideração os critérios de legibilidade. Pois alguns desses critérios irão fazer com que o seu conteúdo seja considerado bom para atingir o topo das buscas do Google.
Um texto legível apresenta:
- parágrafos bem definidos, utilizando os heading Tags (você pode utilizar a palavra-chave);
- frases longas intercaladas com frases curtas (com até vinte palavras);
- use palavras de transição entre as frases;
- palavra-chave precisa aparecer no início e mais algumas vezes no texto;
- crie um conteúdo cativante e original;
3 º Diminua o tempo de carregamento da página
Você sabia que é nos primeiros segundos que a pessoa decide se vai ficar no seu site ou não? Agora, imagina perder um possível cliente porque a sua página não carrega!
Para isso não aconteça e você perca esses segundos preciosos com uma página carregando, busque diminuir a resolução de imagens, evite os Widgets e publicidades, entre outros.
No momento em que for escolher onde vai hospedar o seu site, saiba mais informações sobre a plataforma. Os planos mais comuns de hospedagens não conseguem acompanhar o crescimento da sua página. Por essa razão é preciso estar sempre otimizando o servidor.
4º Link Building
O Google determina a relevância de um site, não só pelos itens listados acima. Outro fator importante determinante é o link building. Basicamente, essa estratégia consiste em construir links externos que apontam para um determinado site; neste caso, o seu. Essa é uma forma de aumentar a popularidade do site, consequentemente aumentando o tráfego.
5º Links Internos
Não é só de links externos que o site vive; você também precisa criar links entre as páginas do seu site. Além de aumentar o tráfego dentro do seu site, você também pode apontar um conteúdo relevante para o seu público.
6º Apareça nas redes sociais
O último passo para aparecer no topo das buscas do Google vai depender muito da experiência que seu cliente teve. Por isso que um site organizado, simple de usar e com um conteúdo relevante é fundamental. Se você possuir esses aspectos, as pessoas vão começar a compartilhar, curtir e comentar sobre seu conteúdo. Para o Google, isso demonstra que o seu site oferece uma experiência positiva. Logo, ele merece aparecer com uma boa colocação neste site de busca.
Sucesso!