Como Atrair Mais Clientes Para o Seu Negócio
Atrair mais clientes pode ser bem difícil, principalmente em um mercado tão competitivo como de hoje. Mas o que fazer para que seu produto ou serviço tenha um destaque no meio de tanta competitividade?
Confira algumas dicas de como atrair mais cliente para o seu negócio.
1. Saiba quem é o seu cliente
Antes de pensar em como atrair mais clientes, primeiro você deve saber quem é seu principal cliente.
Uma dica: crie o perfil do cliente ideal.
Qual é o seu nome? E a idade? Onde vive? Qual é sua profissão?
Pesquise mais sobre quem são seus consumidores; quais são as principais características deles? Saber todas essas informações irá te ajudar a alcançar cada tipo de perfil.
2. Para atrair mais clientes, faça com que te indiquem!
Quando um cliente gosta e se identifica com a sua marca, ele vira seu maior defensor.
E, apesar dos novos tipos de marketing, não adianta: o marketing boca-boca ainda é uma das maneiras mais eficientes de divulgar seu negócio.
De acordo com o site que estuda o comportamento dos consumidores, o Nielsen, 92% dos compradores de todo o mundo confiam na indicação de um amigo ou familiar acima de qualquer outro tipo de propaganda.
E com a tecnologia, o marketing boca-boca evoluiu para a forma de sites de avaliação, como por exemplo o TripAdvisor.
Então, fique atento as avaliações que seu negócio recebe nesses sites; bons depoimentos criam uma ideia positiva para a marca aos olhos novos dos clientes.
3. Mantenha um contato amigável com os seus clientes
Todo mundo gosta de ser bem tratado, e com os clientes, não é diferente. De uma atenção especial para ele, assim o cliente se sente mais à vontade para realizar a compra.
Não fique insistindo para que ele leve um produto específico; saiba ouvir e ajude-o a comprar. Tente construir um relacionamento consistente com seus clientes.
4. O Marketing de Conteúdo também ajuda atrair mais clientes
Para atrair mais clientes para o seu negócio, você também pode criar conteúdo onde a venda não está em primeiro plano; esse é o principal objetivo do Marketing de Conteúdo.
Esses conteúdos além de ser educativo, também ajudam os clientes a resolver algum problema ou dúvida. E isso é feito através de dicas, tutoriais, vídeo aulas, artigos de blog, etc.
Mas não adianta só produzir conteúdo sem nenhuma estratégia; use, por exemplo, técnicas de SEO para melhorar o posicionamento da empresa nos motores de busca.
Quanto mais conteúdo de qualidade você disponibilizar para seus clientes, mais sua empresa se torna uma fonte confiável de informação. Dessa forma você cria um laço mais próximo com esse cliente, assim, se tornando a melhor opção para se fazer negócio.
5. Use as mídias sociais para atrair mais clientes
Com o crescimento das redes sociais, o alcance dos anúncios aumentou surpreendentemente nos últimos anos. Além de serem uma forma mais em conta de se fazer propaganda, as redes sociais também estão presentes no dia-a-dia das pessoas.
Então, se você souber usar esses canais com sabedoria, você pode aumentar o tráfego no seu site e, como consequência, aumentar as suas oportunidades de venda.
Além disso, com as mídias sociais, você pode criar uma comunidade que curte o que você vende. Dessa forma, estreitando os laços entre a sua marca e os seus consumidores.
6. Crie uma estratégia de fidelização
Falando em estreitar laços…
Tão importante quanto atrair mais clientes, é saber cativar aqueles que você já tem. Valorizar um cliente fiel é crucial, pois são eles que vão te indicar para outras pessoas.
Crie programas de fidelidades que vão além do desconto. Ofereça brindes exclusivos, invista no pós-venda, enfim, faça o possível para garantir a satisfação do consumidor mesmo após a compra.
7. Realize promoções para atrair mais clientes
Talvez essa não seja a melhor das estratégias para atrair mais clientes. Entretanto, o preço ainda é um fator relevante na hora da compra.
Faça promoções planejadas e em datas que você tem um maior fluxo de vendas. Por isso que é de extrema importância que antes de fazer qualquer promoção você conheça muito bem o seu negócio.
E além disso, saiba até onde pode chegar com descontos para que não prejudiquem sua lucratividade.
8. Dica bônus: invista em um Treinamento de Vendas
Clientes bem atendidos são clientes satisfeitos. A compra do seu produto deve ser uma experiência única para o seu consumidor!
E para deixar não só seus vendedores, mas também, você mais qualificado nada melhor do que um treinamento de vendas.
Assim você pode oferecer um atendimento personalizado, no qual o seu cliente vai se sentir confortável e mais seguro para realizar a comprar.
Sucesso!