Por Que É Importante Fazer O Pós-Venda?
Você já parou para pensar na importância do pós-venda?
Muitas empresas acabam focando em conseguir novos clientes, mas esquecem que seus clientes antigos merecem atenção igual.
Além disso, investir em um bom pós-venda, é uma ótima forma de conseguir encantar o seu cliente. Já que esse conjunto de atividades de Marketing, mostra para o cliente que a satisfação dele é importante para a empresa.
Dessa forma você consegue fortalecer a sua marca, assim, aumentando a sua rentabilidade.
Tipos de pós-venda
Existem dois tipos de pós-venda: o ativo e o receptivo.
É importante saber a diferença entre eles e saber muito bem como usá-los. Ambos têm o mesmo objetivo de conquistar o cliente e mantê-lo satisfeito.
No pós-venda ativo, é o seu vendedor que entra em contato com o comprador. Nesse contato, é importante que o vendedor preste bastante atenção no que o cliente tem a dizer. Pois é com esse feedback que você saberá o que precisa ser melhorado e o que está funcionando.
Já no pós-venda receptivo, você pode deixar um canal de comunicação para que seu cliente entre em contato com a sua empresa. Nesse canal ele pode esclarecer dúvidas, fazer reclamações ou elogios.
A importância desse canal de comunicação
Mais do que construir uma boa reputação para sua empresa; o pós-venda pode ser visto como sua pré-venda da sua próxima venda!
Garantir o bom funcionamento dessa ferramenta, é fundamental para o sucesso do seu negócio. Essa etapa, que irá acontecer logo após a obtenção do produto ou serviço, pode ser a porta de entrada para a venda de mais de um produto para um mesmo cliente.
Já que um cliente satisfeito, provavelmente vai te indicar para outras pessoas; ou seja, você consegue novos compradores sem gastar nada com marketing e propaganda. Logo, o pós-venda também é uma forma de economizar com anúncios, tanto online quanto offline.
Falando em custos, é importante ressaltar que reter um cliente é mais barato do que conseguir um novo. Visto que ele já passou por todo processo de jornada de compra, então será mais fácil fazer com que ele compre mais produtos.
Aliás, o pós-venda ajuda no processo de fidelização do cliente. Quando você conquista um cliente fiel a sua marca, pode ter certeza que ele será o seu maior promotor, fazendo o famoso Marketing boca-a-boca.
Neste mercado que sofre com constante mudanças, é sempre bom estar antenado para a exigência dos clientes, para que eles não procurem o que precisam no seu concorrente.
Simplesmente desaparecer depois da venda pode trazer consequências enormes para o seu negócio. Saiba aproveitar esse recurso e mostre seus diferenciais para seus clientes.
Sucesso!