Como Usar O Marketing Digital No Varejo?
O marketing digital no varejo está aqui, e ele veio para ficar!
Já foi mencionado em diversos artigos deste blog, como a tecnologia revolucionou o mundo das vendas. Não só facilitando a aproximação entre clientes e vendedor, mas também abrindo várias portas para diversas empresas.
Agora, com um simples toque as pessoas conseguem ter acesso a todo tipo de informação sobre produtos e serviços. Então quanto mais eficiente e prático seu serviço for, melhor a experiência que oferecida ao público.
Só para se ter uma ideia: segundo uma pesquisa feita pelo Google Customer Survey, 33% das pessoas disseram que pagariam mais para obter o que querem de forma mais rápida e ágil. Ou seja, mais e mais pessoas estão comprando a experiência, não somente o produto.
O varejo, assim como outras formas de negócio, também pode aproveitar as oportunidades que a internet oferece. Em uma pesquisa feita pelo Ebit/Nielsen, o e-commerce no país faturou 53,2 bilhões, só no ano passado (2018). E as expectativas para esse ano são de um aumento de até 15%.
Quais são os benefícios para minha loja?
Além do aumento claro das vendas, o Marketing Digital no varejo aumenta o conhecimento da marca, busca novos consumidores e também fortalece os relacionamentos com os clientes.
Outro benefício do Marketing Digital, é o baixo custo com divulgação quando comparado às formas tradicionais de propaganda. Você pode gastar bem menos, e ter uma visibilidade muito maior com a internet.
A segmentação é outra vantagem do Marketing Digital, pois ele possibilita que você atinja exatamente o público para o qual você quer vender. E ainda é possível recolher os dados sobre seus clientes e campanhas, sabendo quais anúncios estão dando certo ou não, e quais são os tipos de campanhas atraem mais consumidores.
Para melhorar a qualidade dos seus anúncios, você pode fazer o Teste A/B. Com ele você consegue determinar quais anúncios recebem mais interação do público.
O teste funciona da seguinte forma: você monta dois modelos do mesmo anúncio, porém, com algum elemento diferente. Pode ser a cor, a foto, o call-to-action, entre outros.
Existem algumas ferramentas que fazem a análise das interações automaticamente. Se quiser saber mais continue lendo nesse artigo.
Como aplicar o Marketing digital no seu negócio?
Como varejista, a melhor maneira de vender seus produtos online, é através de um e-commerce. Dessa forma você consegue chegar até o seu cliente não importa onde ele esteja; 24 horas por dia, sete dias na semana.
Você também pode utilizar as redes sociais para divulgar seus produtos, promoções e ainda investir no seu pós-venda. Lembre-se de ser rápido; responda sempre os seus clientes e de preferência pelo mesmo canal que ele entrou em contato com você. Isto é, se ele fez uma reclamação pelo Instagram, responda pelo Instagram.
Ter um blog é uma ótima maneira de atrair e fidelizar seus compradores. Nele você pode criar um conteúdo exclusivo e mostrar o posicionamento da sua empresa, desse modo, criando uma aproximação com o seu cliente. Você pode usar diferentes plataformas como o WordPress, Blogger, entre outros.
Mas, antes de sair montando várias redes sociais e criando blogs, faça um planejamento de marketing. Nele você deve colocar, além dos seus objetivos, quais são as ferramentas necessárias para alcançá-las. E também o seu budget, é claro!
Sucesso!