Teste A/B: Como Otimizar As Conversões Da Sua Página
Será que você já conhece o teste A/B?
Uma das maiores vantagens do Marketing Digital, quando comparado com o Marketing tradicional, é que ele é mais fácil de mensurar. Ou seja, é possível medir os resultados de todas as ações promovidas de forma mais rápida e eficiente.
Esse Teste A/B é uma das formas mais eficazes de melhorar os seus resultados de Marketing Digital, já que eles oferecem um resultados além de realistas, sólidos.
Mas afinal de contas, o que é o teste A/B?
De forma resumida: o Teste A/B é uma forma de medir e comparar o desempenho de ações que são feitas para atrair e converter mais clientes. Dessa forma, melhorando suas vendas.
Por exemplo: criar dois anúncios iguais porém, com imagens diferentes. Assim, conseguimos enxergar qual foto atrai mais a atenção do público e definir essa arte como a oficial da campanha em questão.
Normalmente, esses testes são realizados em landing pages, que são as páginas que os usuários são destinados quando procuram pela sua marca na Internet. Por isso que elas devem ser atraentes e chamativas, para que esses usuários não deixem seu site ou blog, antes de interagirem com o seu conteúdo.
Para saber o que atrai mais os seus clientes em potencial, você pode utilizar o Teste A/B. Nele, duas versões das sua landing page são formadas, mas, cada uma com um detalhe diferente. Como por exemplo: uma página tem uma foto, já a outra não; cada uma apresenta um botão de Call to Action de uma cor diferente. A página que tiver mais interação é a que deve continuar a campanha.
Além das landing pages, você também pode fazer o teste A/B no Google AdWords, no Facebook, no Instagram e com o e-mail Marketing.
Como fazer o teste A/B?
Existem algumas ferramentas especializadas nesse tipo de teste como:
O e-mail é o único teste A/B que pode ser feito sem uma dessas ferramentas acima. Mas isso faz com que o processo seja um pouco mais demorado e, também, sujeito a falhas.
Quando fazer o teste A/B?
Esse teste é recomendado para quem já tem um volume de acessos considerável, pois um baixo número de usuários, pode levar a decisões que não são ideal para o seu negócio.
Outro fator que pode interferir no teste, é a quantidade de ações que são realizadas ao mesmo tempo; não é recomendado que se faça mais de um na mesma página ou no mesmo anúncio. Porque, dessa forma, ficará mais difícil saber qual fator mais chamou atenção dos clientes.
Não tenha pressa
Para começar analisar os resultados do teste é importante esperar o tempo certo. Isso pode variar entre horas até mesmo dias, dependendo do tipo de teste.
Depois que você tiver os resultados, escolha a versão vencedora de acordo com os números que você obteve. Caso você tenha optado por usar uma ferramenta, ela fará isso tudo por você.
Portanto, o Teste A/B é uma forma não só de aumentar suas taxas de conversão mas também conhecer um pouco mais sobre o comportamento do seu consumidor na Internet. Saiba utilizar essas informações à favor do seu negócio.
Sucesso!