Como Encontrar Bons Vendedores?
Sabemos que encontrar bons vendedores no mercado atualmente, é muito difícil. Ou eles já estão empregados ou estão montando o próprio negócio.
Sim! É a realidade.
Profissionais de vendas e na faixa dos 30 anos de idade ou mais, são os empreendedores que mais entram no mercado hoje em dia. E se pensarmos nos mais jovens por volta dos 20 anos, com uma pegada mais digital, eles também já estão pensando em obter o próprio negócio.
E então, qual a melhor forma de encontrar bons vendedores?
Em primeiro lugar, podemos trabalhar com pessoas menos experientes.
Por quê?
Quando você contrata pessoas com pouca ou sem experiência profissional, você pode empregar um número maior de pessoas, devido ao salário inicial. Assim, durante o período de avaliação que é possível verificar o potencial de cada um.
Por meio do tempo de experiência, a empresa consegue reconhecer aqueles com perfil de esforço, dedicação e real potencial em vendas, tendo como certo a efetivação após os 90 dias de teste. Podendo, assim, aprimorar suas capacidades, através de treinamentos e o mais importante fazendo a retenção de talentos.
É possível encontrar profissionais com experiência?
Mas você também pensa em contratar alguém experiente e com vivência na área?
Então, comece por realizar entrevistas! Porém, esteja muito atento, pois há profissionais que se vendem muito bem e depois de contratados são outros. Para essa questão existem alguns métodos como a análise de perfil comportamental, análise DISC ou MBTI. Essas são ferramentas de análise psicológica para saber se as pessoas têm o perfil certo para vendas. E também se realmente são como apresentam-se na entrevista.
Quais são os benefícios?
Por outro lado, encontrar bons vendedores, que já sabem vender facilita a vida do líder. Já que ele não precisa passar tanto tempo ensinando a função e atividades que esses novos funcionários irão realizar. E cá entre nós, ninguém quer contratar um profissional para ficar “em cima dele”, cobrando produção.
Entretanto, tudo vai de acordo com sua estratégia de negócios, tempo disponível de seleção ou o tempo que se quer obter os resultados.
Por fim se você quer uma equipe de vendas com pessoal mais jovem e disposta a crescer nesse mercado competitivo, invista em pessoas com pouca ou sem experiência. Por certo muitos não terão o perfil pretendido, mas você verá que é possível manter aqueles que realmente são bons.
Sucesso!