O Que Fazer Para Não Contratar o Vendedor Errado?
Ficou desesperado e acabou por contratar o vendedor errado para a sua empresa? Isso acontece mais frequentemente do que você imagina. De acordo com uma pesquisa feita pela empresa de recrutamento Robert Half, nove em cada dez gestores brasileiros acreditam que já contrataram funcionários que não atenderam às suas expectativas.
Mas essa contratação errada não é só sua culpa; com a crise econômica muitas pessoas desempregadas estão se candidatando a qualquer vaga, mesmo que essa não tenha nada a ver com o seu perfil.
Por isso que é essencial ser criterioso na hora da seleção. Você deve procurar não só por vendedores bons, com muita experiência. Mas também contrate novos vendedores que tenham potencial para crescer na sua empresa. Esse crescimento pode se dar através de cursos e treinamentos de vendas, por exemplo.
Quais são as consequências de se contratar o vendedor errado?
Evidentemente, contratar o vendedor errado trará consequências para sua empresa. Tanto para o lado financeiro quanto para a imagem da empresa.
Por um lado, você tem os custos financeiros que essa contratação equivocada irá gerar – como por exemplo com a rescisão de contrato, admissão de um novo colaborador, exames, entre outros. Por outro, existem os custos para a reputação do seu negócio. Que tipo de imagem uma empresa que tem uma rotatividade alta de vendedores passa? Uma não muito boa, certo?
Além disso, contratações erradas influenciam na queda da produtividade da sua equipe de vendas, já que ela é reestruturada com frequência. Dessa forma, dificilmente ela terá a performance desejada.
Quais são os maiores erros na hora da contratação?
A falta de planejamento, organização e critérios específicos na hora da seleção, pode levar a contratação do vendedor errado. Para isso não acontecer, tenha uma estratégia que te ajudará otimizar seu tempo e dinheiro.
Também é importante encontrar alguém que se identifique com sua empresa. Você pode querer contratar um vendedor que tenha muita experiência, então esquece que talvez alguém com menos bagagem pode se adaptar melhor a cultura organizacional do seu negócio. Talvez seja mais fácil encontrar alguém com muito potencial, do que encontrar o vendedor “pronto” e que também pode custar mais caro.
Por tanto, dê a mesma chance a todos os candidatos. Seja transparente em relação a sua empresa e aos seus objetivos. Lembre-se, também, de dar a oportunidade para o candidato falar. Pois muitas vezes alguns aspectos da vagas não ficaram muito claros para ele.
Utilize a análise comportamental para não contratar o vendedor errado
Análise comportamental nada mais é do que observar as características como defeitos, qualidades, pontos fracos e fortes presentes em cada pessoa. Dessa forma, você consegue saber mais sobre um pessoa, já que, de acordo com essa análise, o comportamento de uma pessoas é o resultado de diversas influências.
Embora o processo de seleção de um novo vendedor possa ser um pouco mais demorada do que você estava pensando, é importante que ela seja feita com calma para que você não se arrependa depois. Pense que uma boa contratação, por mais longa que tenha sido, irá trazer um retorno financeiro bem maior do que contratar o vendedor errado.
Ainda tem dúvidas sobre como contratar bons vendedores, então confira esse artigo para resolver seus problemas!
Sucesso!