Marketing Local: Seu Cliente Mais Próximo Do Que Você Imagina
Você conhece o Marketing Local?
Já se fala muito sobre o poder da internet, e como ela pode alcançar muitas pessoas, principalmente aquelas que estão longe da sua empresa.
Consequentemente, se observa uma competitividade muito grande no espaço digital. É por isso, que o Marketing Digital continua a evoluir a cada dia, encontrando novas formas de conquistar novos clientes.
O Marketing Local é uma dessas novas estratégias. Assim como no Marketing tradicional, ele também visa promover um negócio. Mas, levando em consideração a cultura e os costumes locais.
Esse tipo de Marketing busca atingir seus potenciais clientes o mais próximo geograficamente possível. Porém, o “online” é o grande diferencial dessa estratégia.
Se antigamente as pessoas saiam de suas casas para pesquisar sobre algum produto, hoje, elas utilizam a internet para isso. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Think with Google, 74% dos consumidores fazem busca online antes de realizar a comprar offline.
Então, o Marketing Local conta não só com estratégias offline, mas também com estratégias online, para atrair mais clientes.
Como aplicar o Marketing Local no seu negócio?
Apesar do Marketing Local ser mais indicado para pequenas e microempresas (já que estar mais próximo do cliente é o diferencial dessa estratégia), nada impede uma grande empresa de aplicá-lo também.
Mas lembre-se que antes de começar implementar uma ideia no seu negócio, você precisa de um planejamento. Ainda é preciso conhecer bem seu público-alvo e o local que está seu negócio.
Para implementar o Marketing Local na sua empresa, você pode começar com ações offline mais comuns como a distribuição de panfletos e banners em lugares estratégicos.
Mesmo que não tão comuns, iniciativas como organizar eventos, patrocinar os times locais, participar de eventos na cidade, também são formas de promover o seu negócio.
Agora, para atrair seus clientes online, você pode optar pelo Google Meu Negócio. Com um perfil gratuito, você terá seu perfil exibido quando as pessoas procurarem pelo seu produto ou serviço nas pesquisas do Google ou do Google Maps. Nesse perfil você pode colocar as principais informações sobre sua empresa – como horário de funcionamento, contatos, endereço.
Além disso, essa plataforma também permite que você interaja com os seus clientes; eles podem deixar comentários e classificações sobre o seu negócio.
Nessa hora, você tem uma grande oportunidade de fazer um pós-venda. Você pode agradecer os comentários positivos e negativos, prometendo resolver os problemas apresentado pelos seus clientes.
Você pode optar por outras formas de obter mais clientes, e consequentemente, aumentar suas vendas. Entretanto, se você busca a fidelização dos seus clientes, aumentar sua visibilidade na região, além de melhorar a experiência de compra do cliente, o Marketing local é uma boa alternativa.
Sucesso!