5 Dicas Para Definir Metas De Venda Para sua Equipe de Vendas
Definir metas de venda pode parecer um bicho-de-sete-cabeças para alguns empreendedores, mas quando ele é feito com bastante atenção e dedicação, trará muitos resultados positivos para seu negócio.
As empresas que não estabelecem esses objetivos, acabam se decepcionando quando seu negócio não vai para frente, pois buscam resultados de maneira rápida, sem pensar realmente como vão chegar lá.
Se você quer evitar passar por essa experiência, confira algumas dicas para definir metas de venda para seu negócio.
Boas metas de venda
Ao definir metas de venda, fuja dos objetivos que são impossíveis de ser alcançados. Estipular metas que são difíceis de atingir, irá desmotivar seus funcionários logo no começo.
Mas, ao mesmo tempo, é necessário pensar em metas que te tirem da zona de conforto, desafiando ainda mais seus vendedores.
Metas não podem ser fáceis!
Elas precisam ser desafiadoras, e possíveis de serem atingidas. Claro com um certo esforço ou desenvolvimento a mais da sua equipe.
Então pense em metas que são ao mesmo tempo possíveis, porém ousadas. Nenhum empreendedor de sucesso conseguiu êxito ficando no mesmo lugar!
Metas de venda alinhadas
É fundamental que a meta de cada funcionário esteja alinhada com a meta da empresa.
Por isso, deixe sua equipe sempre por dentro dos objetivos principais da empresa. Além de evitar que cada um “dance uma música” diferente, essa também é uma forma de deixá-los mais motivados.
Alinhe as recompensas
É muito importante alinhar as metas com as bonificações, reconhecimentos, comissões, etc. Metas nem sempre são bem-vindas pelos vendedores, principalmente o aumento delas.
Estabelecer metas pode ser encarado com uma negociação, onde, de um lado você diz o que eles devem atingir e do outro você oferece algo que os vendedores queiram em troca; seja uma comissão melhor, uma bonificação, um prêmio, reconhecimento. Isso tudo vai variar de acordo com o que é importante para a sua equipe ficar mais motivada e engajada com a meta da empresa.
Lembre-se: eles não vão correr atrás da meta da empresa por prazer, mas sim por obrigação e medo de demissão. Mas a forma mais saudável e motivadora é alinhar a meta com os objetivos e sonhos pessoais de cada vendedor.
Motive sua equipe de vendas
Para melhorar seus resultados e garantir que sua metas de venda serão atingidas, busque formas de motivar sua equipe de vendas. Já que vendedores desmotivados não acreditam que podem alcançar os objetivos colocados por você.
Além de estímulos financeiros, um bom líder mostra o seu apoio para qualquer coisa que eles precisem. Oferecer treinamentos de vendas, onde seus funcionários irão se desenvolver profissional e pessoalmente, também é uma outra forma de motivar sua equipe.
Conheça muito bem seu negócio
Não é só preciso saber o que acontece dentro da sua empresa, mas também o que acontece fora dela. Ter um bom conhecimento do segmento que você atua, permite que você entenda melhor as consequências de cada um de seus passos. Por isso, é importante estudar muito bem o mercado e seus concorrentes.
Quando você conhece bem a sua equipe de vendas, isso te ajudar a montar estratégias, explorando o potencial de cada um.
Saiba também sobre a sua capacidade de produção e venda. Se uma de suas metas é aumentar suas vendas, tenha certeza de que você tem condições de atender nova demanda. E se seus vendedores estão prontos para os novos desafios.
Esteja sempre acompanhando suas metas de venda
Assim que suas metas de venda forem definidas, nada de esquecer que elas existem!
É bom sempre conferir para ver a evolução de cada uma delas e também se não precisam ser atualizadas.
Depois que você definir suas metas de vendas, deixe nos comentários quais foram os benefícios para a sua empresa!
Sucesso!