Problema com alta rotatividade da sua equipe de Vendas
O Brasil é um país que apresenta altos índices de rotatividade profissional e isso acontece principalmente em áreas como vendas. A insatisfação com o tipo de serviço, unido a oportunidade de receber o auxílio sem trabalhar em um empresa, atrai o trabalhador a abandonar o trabalho fixo frequentemente.
A rotatividade de profissionais é um dos maiores problemas enfrentados nas empresas
Além de ser um grande problema para as empresas, a rotatividade de profissionais causa grandes prejuízos financeiros para a empresa. Já que é preciso pensar nos valores que serão pagos ao funcionário e os gastos com a contratação de um novo colaborador. Tem ainda, o tempo investido com treinamento.
Problemas que contribuem com a rotatividade :
Antes de focar nas soluções, é preciso conhecer os fatores que desmotivam seu funcionário a permanecer na empresa.
Salário oferecido
Profissionais que recebem salários muito baixos tendem a abandonar o emprego na primeira oportunidade de serem mais bem remunerados. Porém esse quesito pode se tornar menor se a empresa oferecer outros benefício. Por exemplo, vale transporte, plano de saúde e odontológico, entre outros.
Falta de reconhecimento
Outro ponto muito importante é quando o funcionário não se sente reconhecido. Nesse caso não estamos falando de remuneração; mas sim de reconhecimento por feitos que contribuem para o bom desempenho da equipe.
Ambiente de trabalho ruim
Ambiente de trabalho desagradável ou com cobranças excessivas, pode causar não só estresse mas também cansaço extremo entre os trabalhadores. Um chefe autoritário que não ouve seus funcionários atrapalha o desempenho de toda a equipe.
Esse é um fator muito considerado na hora de buscar novas vagas; um ambiente ruim desmotiva qualquer pessoa a continuar no emprego, mesmo que o salário oferecido seja alto.
Não se identifica com o trabalho
Muitas vezes, um funcionário pode não se identificar com o tipo de trabalho que realiza. Ou uma pessoa que não tem uma qualificação específica, pode acabar entrando em uma vaga onde não se sente satisfeita. Isso vai fazer com que ela peça demissão assim que encontrar outro tipo de trabalho.
Maneiras de diminuir a rotatividade na sua empresa
Existem alguns quesitos que contribuem para a insatisfação do seu funcionário. Esses quesitos podem ser melhorados por sua equipe, a fim de proporcionar um ambiente de trabalho mais agradável. Mesmo que os salários ofertados não sejam tão altos.
1. Faça a contratação da forma certa:
Não adianta contratar uma pessoa somente por ser educada ou ter conhecimento técnico; na entrevista é preciso definir se as características do candidato condizem com o que você procura.
Você também precisa ser honesto quanto às definições da vaga. Deixe claro suas atribuições, carga horária, salário, benefícios. Assim você concede ao candidato a chance de desistir da vaga por não ser o que ele imaginava.
É melhor um candidato que desiste, do que um funcionário que pede demissão após pouco tempo de empresa. Essa estratégia define melhor quem está mais apto a assumir o cargo.
2. Torne o ambiente de trabalho um lugar agradável:
Para deixar o ambiente melhor não é preciso muita coisa, além de ofertar recursos de trabalho de qualidade aumentam a motivação da equipe. Invista em cadeiras, computadores, ou qual for o material de trabalho dos seus funcionários. Desta forma, o rendimento cresce e a satisfação do seu colaborador também.
3. Ouça seus colaboradores:
Ouvir as sugestões dos seus funcionários ajuda muito, não só na produção da equipe, mas também na satisfação da mesma. Quando um funcionário sente que sua opinião é considerada, sua autoestima se eleva. E também ele se sente parte na criação de todo o trabalho.
A opinião de um funcionário também pode apontar problemas que não foram vistos por quem está de fora do processo. Desse modo, ele pode alertar problemas ainda no início, quando são bem mais fáceis de serem solucionados.
4. Crie métodos de reconhecimento:
Todo profissional que se dedica a realizar seu trabalho da melhor maneira, que evite faltar e está sempre disposto a ajudar, precisa ser recompensado. O reconhecimento o motiva a sempre melhorar. As atitudes positivas devem ser valorizadas e recompensadas de maneira a despertar nos outros o desejo de também alcançar os benefícios.
Os pontos fracos também devem ser relacionados de forma individual e sem expor o profissional aos demais colegas. A fim de que o mesmo trabalhe para melhorar essas questões.
5. Seja um bom líder:
A forma como você cuida da sua equipe afeta positivamente ou negativamente na satisfação do seu funcionário. Além de ser educado, atencioso, também é preciso estar junto com a equipe para estabelecer metas pode ajudar na motivação. E, consequentemente, na produtividade do seu colaborador.
Lembre-se: para que um bom líder saiba dialogar, ele precisa levar em conta o ponto de vista dos colaboradores. Desse modo ele garante o que é necessário para desenvolver um bom trabalho de liderança
6. Estabeleça oportunidades de crescimento:
Quando a empresa contrata alguém de fora para assumir um cargo, funcionários com mais tempo de casa, sentem que não são reconhecidos e que ali nunca mudarão de posição. Principalmente quando são cargos de chefia.
Essa falta de oportunidade é um diferencial na hora de decidir ficar ou sair de uma empresa. Pois o objetivo de qualquer funcionário é poder crescer profissionalmente.
Portanto antes de abrir seleção externa para a vaga, foque nos seus funcionários e permita a eles mostrarem seu interesse na vaga.
7. Invista em Treinamentos:
Proporcionar ao colaborador a oportunidade de se qualificar, faz com que ele se sinta valorizado. E também ajuda a melhorar a conduta, a metodologia de trabalho, além do desenvolvimento dos projetos, agilizando, assim, os processos.
Esses Treinamentos podem ser para aprendizado em diversas áreas; inclusive de aperfeiçoamento pessoal. A ideia é mostrar que o crescimento profissional do funcionário é importante para a equipe.
Sucesso!